Arte steampunk com explorador de cartola, submarino a vapor e engrenagens ao fundo.

Steampunk: Conheça o subgênero que une passado e futuro

Vamos explorar as curiosidades sobre o Steampunk, subgênero da ficção científica que combina a estética vitoriana e elementos do século XIX com a tecnologia movida a vapor.
Tempo aproximado de leitura: 4 minutos

Pesquisar

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Categorias

O Steampunk é um subgênero de ficção científica que imagina o passado de uma forma diferente, trata-se de um estilo artístico presente não só em livros, mas em variadas obras da cultura pop, como filmes, séries, jogos de videogame, histórias em quadrinhos e até mesmo animes. Imagine a era vitoriana da Grã-Bretanha, com suas vestimentas requintadas, a Revolução Industrial acontecendo e o deslumbre pela ciência e tecnologia. Agora, acrescente a essa combinação um pouco de fantasia e futurismo, com máquinas movidas a vapor e engrenagens à mostra.

Conhecendo o subgênero de ficção científica: O que é Steampunk?

Homem steampunk de cartola e óculos, segurando pistola a vapor diante de engrenagens e máquinas vitorianas.
Cavalheiro steampunk em frente a engrenagens e máquinas vitorianas

O cerne do Steampunk está em idealizar um mundo no qual a tecnologia a vapor se desenvolveu para dar luz a invenções excepcionais e complexas. Este subgênero combina roupas, objetos e cenários cheios de relógios, engrenagens, tubos e parafusos com uma estética inspirada no período vitoriano. Tem como ambiente uma visão alternativa do século XIX, na qual a tecnologia a vapor é a fonte elementar de energia.

O Steampunk teve suas origens em obras literárias de autores como Jules Verne e H.G. Wells. Ambos são considerados os “precursores” do subgênero por imaginarem mundos e cenários com tecnologias avançadas e movidas a vapor, por mais que suas obras não tenham sido classificadas dentro do estilo literário.

A origem do termo steampunk

A palavra steampunk começou passou a ser utilizada entre os anos 1970 e 1980. O termo tem sua origem na língua inglesa na qual “steam” significa vapor, e “punk” referencia um movimento de subcultura. Logo, o subgênero também é conhecido como Vaporpunk ou pela abreviação de “Tecnologia a Vapor”, Tecnavapor.

O termo “steampunk” foi cunhado em 1987, por K.W. Jeter em uma carta à revista Locus. Na carta ele descreveu o estilo de escrita que ele estava desenvolvendo junto a outros autores. Entre o final dos anos de 1970 e início de 1980, começaram a surgir alguns escritores como K.W. Jeter, James P. Blaylock e Tim Powers com histórias que se baseavam na estética da era vitoriana e em tecnologias movidas a vapor. Esses autores são tidos como fundadores do gênero como o conhecemos na atualidade.

Livros com temática Steampunk para você conhecer

Vinte Mil Léguas Submarinas (1870) de Jules Verne

Capa do livro vinte mil léguas submarinas
Capa do livro vinte mil léguas submarinas de Jules Verne

Vinte Mil Léguas Submarinas conta a história do professor Pierre Aronnax, seu assistente Conselho e o arpoador Ned Land, que embarcam em uma expedição na qual o objetivo é caçar uma misteriosa criatura marinha. Eles acabam descobrindo que a criatura é, na verdade, um submarino tecnologicamente avançado chamado Náutilus, comandado pelo Capitão Nemo, um homem recluso e bastante enigmático.

Presos a bordo, eles são forçados a realizar uma jornada épica pelo fundo do oceano, explorando paisagens subaquáticas, enfrentando perigos e testemunhando os segredos do misterioso Capitão Nemo. A trama se intensifica enquanto Aronnax encontra-se admirado pela ciência de Nemo, Ned Land se vê com um profundo anseio de liberdade. Assim os três buscam compreender os objetivos e ideais de vida do Capitão Nemo.

A Máquina do Tempo (1895) de H.G. Wells

Capa do livro A Máquina do Tempo de H.G. Wells

Em A Máquina do Tempo, um cientista vitoriano, conhecido somente como o Viajante do Tempo, constrói um dispositivo para realizar uma viagem no tempo. Ele viaja até o ano 802.701 d.C., onde encontra a humanidade dividida em duas raças: os pacíficos Eloi, que vivem na superfície, e os terríveis Morlocks, que habitam o subterrâneo e se aproveitam dos Eloi.

O Viajante do Tempo precisa lutar para recuperar sua máquina que foi escondida pelos Morlocks e fugir desse futuro sombrio, após descobrir que os Eloi não são de fato como parecem ser.

A história serve como uma ótima reflexão sobre a organização da sociedade e a divisão de classes.

Morlock Night (1979) de K.W. Jeter

Capa do livro Morlock Night
Capa do livro Morlock Night de K.W. Jeter

Morlock Night, de K. W. Jeter, é considerado um dos textos fundadores do subgênero steampunk e serve não oficialmente como uma sequência de A Máquina do Tempo (1895) de H.G. Wells.

A história imagina o que aconteceria se os Morlocks (as criaturas subterrâneas do futuro distante) conseguissem dominar a máquina do tempo e voltassem para a Londres da Era Vitoriana. Em vez de se aproveitar e caçar os ingênuos Eloi, eles agora usam a cidade como seu novo campo de caça, ameaçando o passado e o presente.

Para impedir a invasão e salvar o universo, as lendas do Rei Arthur e do mago Merlin ressuscitam para auxiliar no combate aos Morlocks e restaurar a ordem no tempo. O livro é uma aventura agitada que mistura a ficção científica de Wells com a fantasia arturiana e a estética steampunk idealizada por Jeter.

Homunculus (1986) de James P. Blaylock

Capa do livro Homunculus
Capa do livro Homunculus de James P. Blaylock

Em Homunculus, o excêntrico cientista Langdon St. Ives, que vive na Londres Vitoriana, descobre um homúnculo (uma criatura artificial com poderes mágicos) escondido em um dirigível.

A busca de Langdon St. Ives por essa criatura e seus segredos o leva a enfrentar cientistas excêntricos, um piloto que acredita ser um anjo e bandidos que utilizam uma máquina do tempo. O livro é uma aventura cômica e fantástica, repleta de invenções movidas a vapor, um clássico que define bem o estilo steampunk.

Escrito por:

Comentários do Post:

Posts Relacionados:

O que você procura?

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors